Àrea do Assinante

Olá Assinante, faça login em sua conta!

Área do Assinante
Segunda, 22 Janeiro 2018

 

Valentina Lisitsa, o fenômeno do piano, vem se apresentar em Belo Horizonte na série "Concertos Virtuosi". O concerto será no dia 28 de novembro, às 20:30, no SESC Palladium. No programa, serão apresentadas peças de Beethoven (Sonata ao Luar), Ravel (Gaspard de la Nuit), Chopin (Noturnos Op 62 e Scherzo No 2) e Mussorgsky (Quadros de uma Exposição).

 

Com mais de 130 milhões de visualizações no YouTube, ela é um fenômeno da música erudita, atraindo multidões para os seus concertos.

 

Local: SESC Palladium

          Rua Rio de Janeiro, 1046 - Centro - BH / MG

 

Data: 28 de novembro às 20:30h

 

Comprar ingressos, clique aqui

 

 

 

 

Fonte: Virtuosi

A Sala Cecília Meireles,  um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, apresenta quinta-feira, dia 23 de novembro, às 20 horas, dentro da série Vertigens, o pianista italiano Andrea Lucchesini. Comprar ingressos, clique aqui

 

Laureado em várias competições de piano e amplamente respeitado pela crítica europeia, o pianista italiano se apresenta na Sala Cecília Meireles.
 


Andrea Lucchesini, piano
 

Treinado sob a orientação de Maria Tipo, Andrea Lucchesini ganhou reputação internacional bem cedo, ao vencer a Competição Internacional Dino Ciani, no Teatro alla Scala, em Milão. Desde então, tem se apresentado ao redor do mundo ao lado de importantes orquestras e com grandes maestros como Claudio Abbado, Riccardo Chailly, Charles Dutoit, Vladimir Jurowski e muitos outros. Em dezembro de 2015, o pianista retornou ao Scala para interpretar a Fantasia Coral de Beethoven sob a regência de Franz Welser Moest.
 
As amplas atividades do pianista, marcadas por um desejo de explorar a música sem limitações, permitiu que ele oferecesse programas que abordassem desde obras clássicas até composições da contemporaneidade. Em 1994, ganhou a reputação de musicólogos na Europa, onde recebeu o Prêmio Internacional da Accademia Chigiana, sendo o único italiano laureado até hoje. No ano seguinte, Lucchesini recebeu o Prêmio F. Abbiati, confirmando sua reputação entre os especialistas da crítica musical italiana.
 
A discografia do pianista é ampla e inclui obras de Liszt, Chopin, Schoenberg, entre outros. Bem recebida foi a sua gravação ao vivo das 32 sonatas para piano de Beethoven, assim como o seu recente registro dos Improvisos de Schubert.

Andrea Lucchesini também tem dedicado sua atenção à música de câmara, explorando o repertório para diversas formações ao lado de conjuntos como o Quartetto di Cremona e com músicos como o violoncelista Mario Brunello. O pianista também se dedica ao ensino e atualmente compõe o corpo docente da Scuola di Musica di Fiesole, onde também foi diretor artístico.

 


Programa

Franz Peter Schubert
Moments Musicaux
-Moderato em Dó Maior
 
Jörg Widmann
Idyll und Abgrund
-Six Schubert Reminiscences: No. 1 Irreal, von fern
 
Franz Peter Schubert
Moments Musicaux
-Andantino in Lá Bemol Maior
 
Jörg Widmann
Idyll und Abgrund
Six Schubert Reminiscences  No. 2, Allegretto un poco agitato
 
Franz Peter Schubert
Moments Musicaux
-Allegro moderato em Fá Menor
 
Jörg Widmann
Idyll und Abgrund
– Six Schubert Reminiscences No.3 , Wie eine Spieluhr,
No. 4 Scherzando
 
Franz Peter Schubert
Moments Musicaux
-Moderato in Dó Sustenido Menor
 
Jörg Widmann
Idyll und Abgrund
– Six Schubert Reminiscences No. 5  Quarter note = 50
 
Franz Peter Schubert
Moments Musicaux
-Allegro vivace em Fá Menor
 
Jörg Widmann
Idyll und Abgrund
Six Schubert Reminiscences No. 6, Traurig, desolat
 
Franz Peter Schubert
Moments Musicaux
-Allegretto in Lá Bemol Maior
 
[INTERVALO]
 
Domenico Scarlatti
Sonata in Ré Maior, K. 491
 
Luciano Berio
2 Encores : Brin, Leaf
 
Domenico Scarlatti
Sonata em Sol Maior, K 454
 
Luciano Berio
1 Encore: Erdenklavier
 
Domenico Scarlatti
Sonata em Fá Menor, K 239
 
Luciano Berio
1 Encore: Wasserklavier
 
Domenico Scarlatti
Sonata em Fá Menor, K 466
 
Luciano Berio
1 Encore: Luftklavier
 
Domenico Scarlatti
Sonata em Lá Maior, K 342
 
Luciano Berio
1 Encore: Feuerklavier
 
Domenico Scarlatti
Sonata em Sol Maior, K 146

Maior pianista brasileiro da atualidade, Nelson Freire conquistou o status de um dos mais brilhantes do mundo, sendo aclamado em toda parte, quer por suas apresentações lotadas, quer por suas premiadas gravações. Começou a carreira no Brasil, mas sua grande estreia aconteceu aos 23 anos, em Londres, em apresentação louvada por toda a crítica. O sisudo Times não hesitou em chamá-lo de “o jovem leão do piano”. No ano seguinte faria sua estreia nova-iorquina com a New York Philharmonic, extraindo do crítico da revista Time o seguinte comentário: “Um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração!” Hoje, mais de cinco décadas após sua estreia, Nelson já tocou em mais de 70 países. Suas gravações obtiveram as mais altas honrarias da indústria fonográfica, com uma coleção de “Diapason d’Or”, “Grand Prix du Disque”, “Victoire d’Honneur”, “Edison Award” e “Gramophone Awards”.

 

 

 

 

 

 

Programa

 

Beethoven Sonata Nº 14 Em Dó Sustenido Menor, “Ao Luar”, Op. 27 Nº 2 | Sonata Nº 31 Em Lá Bemol Maior, Op.110
Brahms Quatro Peças Para Piano, Op. 119
Debussy La plus que lente | Children’s corner
Albéniz Iberia, doze impressões para piano | Navarra

 

Serviço

 

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro


Data: 22 de novembro às 20:00h

 

 

 

Fonte: Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Dell arte

 

 

A Sala Cecília Meireles recebe o pianista Peter Donohoe no dia 18 de novembro às 20:00h. Compra de ingressos, clique aqui

 

Desde sua vitória no prestigioso Concurso Internacional Tchaikovsky, em 1982, Peter Donohoe tem se destacado como um dos maiores pianistas de nosso tempo, graças à sua musicalidade, versatilidade artística e controle técnico. Nascido em Manchester, Donohoe estudou na Chetham’s School of Music e graduou-se em música pela Leeds University. Posteriormente, estudou em Paris com Yvonne Loriod e Olivier Messiaen.

 

Donohoe tem feito aparições ao lado de importantes orquestras europeias: a Royal Concertgebouw, a Leipzig Gewandhaus, a Orchestre Philharmonique de Radio France, a Filarmônica de Berlim e outras. Ele também colaborou com grandes maestros como Sir Simon Rattle, Gustavo Dudamel, Neeme Jarvi, Kurt Masur, Andrew Davis and e Yevgeny Svetlanov. O pianista mantém ainda uma intensa carreira como recitalista, além de aparecer ao lado de outros artistas em formações de câmara.

 

Peter Donohoe é doutor honorário em música em sete univerisades do Reino Unido e recebeu em 2010 uma nomeação da Excelentíssima Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à música clássica.

 

 

Programa

 

Olivier Messiaen
Vingt regards sur l´Enfant-Jésus
-Regard du Père
-Regard de l’étoile
-L’échange
-Regard de la Vierge
-Regard du Fils sur le Fils
-Par Lui tout a été fait
-Regard de la Croix
-Regard des hauteurs
-Regard du temps
-Regard de l’Esprit de joie
-Première communion de la Vierge
-La parole toute-puissante
-Noël
-Regard des Anges
-Le baiser de l’Enfant-Jésus
-Regard des prophètes, des bergers et des Mages
-Regard du silence
-Regard de l’Onction terrible
-Je dors, mais mon cœur veille
-Regard de l’Église d’amour

 

 

 

 

 

Fonte: Sala Cecília Meireles

Com o objetivo principal de promover o intercâmbio artístico e cultural dos estudantes e profissionais de piano, visando à troca de experiências e aprimoramento de técnicas, será realizado o 2º Concurso Nacional de Piano da Musiart. As provas serão nos dias 24 e 25 de novembro.

 
Poderão participar do concurso, brasileiros e estrangeiros, devidamente credenciados, a critério da Comissão Organizadora. A inscrição deverá ser feita até 30 de outubro, por correspondência. 
 
 
Haverá uma prova classificatória e uma prova final, devendo o programa ser executado de memória. Os candidatos deverão estar no local das provas meia hora antes do início, e quem não comparecer a uma dos exames será automaticamente eliminado. A ordem de apresentação dos candidatos será alfabética. Clique aqui e confira mais informações e a ficha de inscrições.
 
 
O concurso constará de três níveis: nível I (de 7 a 10 anos); nível II (de 11 a 13 anos); nível III (de 14 a 17 anos) e nível IV (de 18 a 25 anos). Serão classificados para as finais os três candidatos que obtiverem as maiores notas.
 
 
 
2º Concurso Nacional de Piano 
Inscrições: até dia 30 de outubro
Provas: dias 24 e 25 de novembro
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Fames